top of page
MEDITAÇÃO DAS LETRAS DO MÊS

 

ESCOLHA A MEDITAÇÃO, SENTE-SE CONFORTAVELMENTE E APROVEITE

Caminhos da Cabala

Nissan é o primeiro mês da roda astrológica. Este mês também é chamado de Chodesh Aviv. Permutando as letras de aviv podemos construir a frase "pai de doze", uma referência  às 12 Tribos de Israel e aos 12 meses do ano. Tudo o que for feito em Nissan irá influenciar os próximos 12 meses, pois se trata da semente do ano. Os 12 primeiros dias nos traz a capacidade de controlarmos cada mês.

Na ocasião da saída dos hebreus do Egito, o Eterno determina uma nova contagem do tempo:

"Este mês seja para vós princípio dos meses; seja ele (Nissan) para vós o primeiro dos meses do ano" (Shemot 12:2)
 

Caminhos da Cabala

Iyar é o 2º mês da roda astrológica, um período em que ficamos totalmente comprometidos com nosso refinamento pessoal, através de um processo de reflexão sobre os vários aspectos de nossa essência.   Não se trata de se tornar "o ser perfeito", mas um ser mais consciente, capaz de perceber claramente as suas falhas e o caminho para corrigi-las. 

Caminhos da Cabala

Sivan (Gêmeos) é o 3º mês da roda astrológica. Na seqüência da roda do ano, segundo a Cabala, temos a libertação em Áries (Nissan), o refinamento em Touro (Iyar) e a revelação em Gêmeos (Sivan). A soma do valor numérico das duas letras que representam este mês é igual a 207, o mesmo valor da palavra Or ("Luz") -- em Sivan temos a revelação da "Luz".

Caminhos da Cabala

Tamuz é regido pela constelação de Câncer e pela energia da Lua. Este mês está associado com o primeiro filho de Israel -- Ruben. Podemos dividir este nome e obteremos a expressão "vejam um filho", indicando o atributo da visão. Tamuz é um bom momento para avaliação de projetos e análise crítica de nós mesmos.

Caminhos da Cabala

O mês de Leão é chamado de Av. É um mês ligado ao elemento fogo e o único mês da roda astrológica regido pelo sol. Isto significa que existe uma forte influência deste que é o único astro que contém luz própria. O sol tem poderes curativos essenciais, mas pode queimar -- aspectos positivos e negativos muito latentes.  A força de expansão existente durante esse período por conta do sol, permite que a influência energética do signo de Leão, outra regência no mês de Av, também cresça. Leão traz como principal tikun (correção a ser feita) é a vaidade e o desejo egoísta de receber só para si. Se não nos conectamos, ficamos sujeitos a ter esses sentimentos aumentados, podendo se tornar exacerbados e, portanto, maior do que deveriam ser.

Caminhos da Cabala

Elul é um mês regido pela constelação de virgem e por Mercúrio. É um período de grande ligação entre o mundo físico e o mundo espiritual. A virgem (Criação) se engravida da Luz (Criador)" para conceber um ano bom e cheio de Bênçãos.
É um período com uma grande energia de purificação diante da Luz Infinita, preparando-nos para o Ano Novo no calendário cabalista. O Zohar explica que quanto mais você prepara sua alma durante o mês que nos leva ao Rosh HaShaná (Ano Novo), mais bênçãos você pode atrair para  o seu próximo ano.  Em virgem temos a capacidade de limpar o mundo das imperfeições. O mês de Elul nos dá a oportunidade de influenciarmos o próximo ano.
 

Caminhos da Cabala

Na lua nova de Libra iniciamos o mês de Tishrei. O rosh chodesh desse mês é conhecido como Rosh haShaná, a cabeça do ano. Permutando a palavra Tishrei temos a palavra reshit que significa começo. Rosh Hashaná, comemorado no primeiro e segundo dias do mês de Tishrei, é diferente de todas as outras festividades do calendário cabalista, celebrando um evento universal: a criação do primeiro homem e da primeira mulher – como o ser humano é o protagonista da história do universo, sua criação foi o que determinou o primeiro dia do mundo.

Caminhos da Cabala

As letras do mês de Mar Cheshvan são Dalet c, do planeta Marte e Nun p, da constelação de Escorpião. Essas duas letras formam a palavra Din que significa julgamento, ou Dan um dos filhos de Yacov, cuja tribo acampava ao Norte, simbolizando o frio, a severidade, o julgamento.
É um signo do elemento água, relacionado à idéia de limpeza e purificação, misericórdia, desejo de compartilhar, mas água demais significa devastação. Da mesma forma que o amor sem medida é sufocante.
 

Caminhos da Cabala

Sagitário é um signo do elemento fogo e corresponde ao mês de Kislev no calendário cabalista. Segundo a Cabala, o mês em que o Sol transita no signo de Sagitário é chamado de “Mês dos milagres”. O Milagre é a capacidade de romper com os padrões impostos pelo mundo das limitações, mesmo nas situações aparentemente sem saída. Quando os hebreus saíram do Egito, eles tinham o mar a sua frente, um deserto cheio de desafios do outro, e o exército do Faraó os perseguindo. De seu ponto de vista limitado, eles tinham poucas escolhas e todas muito dolorosas. Clamaram ao Eterno e a resposta foi surpreendente: “Que clamas a mim? Fala aos filhos de Israel que marchem! O Midrash nos revela que nada aconteceu até que Nach’shon entrasse no mar e a água lhe chegasse às narinas, impedindo-o de respirar, então o mar abriu. 

Caminhos da Cabala

A meditação consiste na aplicação de uma técnica que induz a um estado alterado de consciência, ampliando a percepção interna e externa do indivíduo e desenvolvendo sua capacidade de contemplação.

Ser efeito dos eventos externos, dos nossos desejos e apegos, é o que a Cabalá chama de reatividade.

Caminhos da Cabala

O mês de Shevat corresponde ao signo astrológico de Aquário. É um signo do elemento ar e representa a Coluna da Esquerda dos três signos, relacionada ao recebimento e ao aspecto intelectual do homem.

Saturno e Urano são os planetas que governam esse mês. Urano também nos conecta ao elemento ar e desperta uma consciência além da limitação. Aquário traz, portanto, uma energia de renovação, mudança e de abertura para novas ideias. Aquário impulsiona tanto a evolução social quanto a tecnológica. Segundo Rav Shimon bar Iochai, o objetivo da Era de Aquário é a remoção do caos no Mundo.

Caminhos da Cabala

Adar -Peixes é o último mês da roda astrológica. Por ser o último signo, Peixes revela a totalidade e representa Malchut, a energia de manifestação que propicia uma grande habilidade para ação

Corresponde ao mês de Adar, relacionado à energia do milagre. Milagre é a capacidade de rompermos com os padrões robóticos repetitivos impostos pelo mundo físico. Representa a preponderância da mente sobre a matéria

Please reload

bottom of page