top of page
ASTROLOGIA CABALISTA

A Torá começa com a seguinte frase: “No princípio criou D’us os céus e a terra.” (Gênesis1:1). Podemos entender que dois mundos foram criados e que a Torá é o livro que nos ensina sobre as leis dos céus e da terra (interação entre as diversas dimensões da realidade).

Foi procurando o significado oculto nos textos sagrados que os sábios da Tradição cabalista encontraram referências ao Sol e a Lua, aos planetas e as doze constelações do zodíaco. O Livro da Formação (Sêfer Ietsirá), um importante texto da Astrologia cabalista, também menciona as correspondências entre os planetas e os dias da semana e como as pessoas nascidas nesses dias teriam uma forte influência do respectivo planeta.

Na quarta Era da Criação, quando foram fixados os astros no firmamento é dito: “E disse Elohim: ‘Haja luzeiros no firmamento dos céus para dividir entre o dia e a noite. E serão por sinais e estações, e por dias e anos” (Gênesis 1:14). A partir de uma leitura cuidadosa, perceberemos que os astros foram feitos para nos servir de sinais. O reconhecimento dos sinais é uma importante ferramenta para superação das influências astrológicas.

Todos nós temos um tikun, uma correção espiritual a ser feita. A astrologia cabalista nos ensina que a correção dos erros e defeitos em vidas passadas, determinam um contexto astrológico necessário para realização desta correção. O signo em que nascemos nos transmite todos os aspectos negativos e positivos que precisamos para efetuar nossa própria transformação.

 

CALENDÁRIO

 

Enquanto a astrologia convencional é baseada no calendário solar ou gregoriano, a astrologia cabalista usa o calendário hebraico, que leva em conta as posições tanto do sol quanto da lua. Os meses seguem o ciclo lunar, começando com o nascimento da lua nova. A contagem dos meses acontece de lua nova à lua nova. O ciclo solar, de 365 dias, é aproximadamente 11 dias maior que os 12 meses lunares. Para ajustar esta diferença agrega-se, em certos anos, um mês suplementar. Isto explica a possível diferença de signo entre o calendário gregoriano e o cabalista (são signos próximos).

Os cabalistas ensinam que todos somos influenciados a cada mês pela energia de seu signo correspondente. Esta configuração astrológica é representada por duas letras do alfabeto hebraico, que traduzem o padrão de energia à disposição por todo esse período. Através da meditação nas letras hebraicas e do estudo sobre as energias do mês, canalizamos toda positividade disponível, com o propósito de controlarmos os efeitos astrológicos do período e garantirmos um mês pleno de Luz para nós e para toda humanidade.

bottom of page